top of page

Rena promoverá sessão de cinema e encontro de mulheres na roda de samba

  • Foto do escritor: Dígrafo Editorial
    Dígrafo Editorial
  • 22 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Contribuir para o melhor entendimento acerca da rica história da formação cultural brasileira, reduzindo a intolerância racial e cultural. Este é o principal objetivo do ‘RenaCine’, projeto que, desenvolvido pelo Renascença Clube, completa 10 anos, promovendo a exibição de filmes com temática negra, seguida de debates.


Em cartaz, nesta sexta-feira, 24, às 18h, ‘Rio, Negro’. Com direção e roteiro de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, o filme mostra uma conexão direta do presente com o passado. Por meio de entrevistas e de material histórico, o longa debate o ideário racista, a transferência da capital para Brasília e suas consequências político-institucionais para o Rio de Janeiro, deixando clara a necessidade de evidenciar, reconhecer e reivindicar um Rio feito de e por pessoas negras.


A Escola Municipal Sarmiento, do Engenho Novo, participará do evento com 45 alunos do EJA. Durante a exibição, degustação de caldinho de ervilha, pipoca e bolo comemorativo dos 10 anos de RenaCine. A entrada é gratuita!


Encontro das Mulheres na Roda de Samba


A programação cultural do final de semana do Renascença Clube segue no sábado, a partir das 15h, com o 6º Encontro Nacional e Internacional das Mulheres na Roda de Samba. O Movimento das Mulheres nas Rodas de Samba é uma iniciativa cuja proposta objetiva a realização de rodas de samba formadas só por mulheres, criando uma rede, aumentando as trocas culturais e contribuindo para fortalecer e divulgar a força da mulher no mundo do samba.


Neste ano, 25 cidades, do Brasil e exterior, participam juntas, tocando e cantando no mesmo dia (25/11) e horário (das 15h às 17h). No Rena, mais de 60 mulheres integram a roda e, em Niterói, mais de 40.


Articuladora cultural, a cantora Dorina é a idealizadora desse movimento que, nesta edição, homenageia a cantora Teresa Cristina. Além dela, a atriz e escritora Elisa Lucinda; Lena Souza, que realiza um trabalho relevante na Associação de Moradores e Compositores da Baixada, inclusive ensinando crianças a tocar um instrumento; Romana, representando as mulheres da Feira da Iabás; e Marisa Silva, artista plástica responsável pela confecção dos troféus entregues às homenageadas.


Paralelamente ao evento, será realizada uma feira multicultural com 10 barracas expondo e comercializando livros, artesanato e vestuário. Nos intervalos, a performance da DJ Karen dos Anjos.


O 6º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, no Rio de Janeiro, é um projeto patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Riotur, com apoio cultural do Renascença Clube. Doações de produtos de higiene pessoal para mulheres em situação de risco social serão bem-vindas.


O Rena fica na Rua Barão de São Francisco, 54, no Andaraí. Os ingressos, com valor simbólico de R$ 1, devem ser adquiridos no Sympla. Acesse https://www.sympla.com.br/evento/6-encontro-nacional-e-internacional-de-mulheres-na-roda-de-samba-ano-teresa-cristina-rj/2233053


Na home, foto de Elisângela Leite, mostrando Mãe Meninazinha de Ozum com os diretores e roteiristas Gabriel Barbosa e Fernando Sousa.

Mulheres em uma das rodas de samba realizadas



Comentários


© 2022. Orgulhosamente criado por Real Digital Publisher Ltda.

zap
21 96676-1204
bottom of page