top of page

Peça gratuita no Theatro Municipal conta a história da heroína Maria Felipa

  • Foto do escritor: Dígrafo Editorial
    Dígrafo Editorial
  • 25 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Discutir os conceitos afro-brasileiros de cultura e regionalismo, evidenciar a importância da conservação dos mares e da reciclagem e valorizar a afro-brasilidade. Estas são as principais discussões da peça infantil ‘A Coragem de Maria Felipa’ que será apresentada no próximo dia 2 de dezembro, às 10h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


Com entrada gratuita e três únicas exibições em diferentes locais – as demais serão no Renascença Clube e no Museu Janete Costa –, o espetáculo é voltado para alunos da rede pública de ensino na faixa entre 3 e 10 anos de idade. De acordo com os produtores, as sessões, com 45 minutos de duração, terão acompanhamento com intérpretes de Libras e poderão ser assistidas também por moradores das redondezas onde serão exibidas.


‘A Coragem de Maria Felipa’ faz parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, pelo Renascença Clube, tendo sido idealizada pela dramaturga, crítica teatral, curadora, produtora e agitadora cultural Paty Lopes.


Exibições em dezembro


A estreia será no dia 2, às 10h, no Theatro Municipal do Rio que fica na Cinelândia (Praça Floriano S/N).

No dia 10, às 10h, no Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54, no Andaraí); e, pra encerrar, no dia 17, às 11h, o espetáculo será encenado no Museu Janete Costa, em Niterói (Rua Presidente Domiciano, 178, no Ingá)


Sinopse


Diz a lenda que a negra Maria Felipa, nascida na Ilha de Itaparica, liderou, por volta de 1822, um grupo de 200 pessoas para lutar contra os soldados portugueses que atacavam a ilha. Somente o seu grupo queimou 40 embarcações, diminuindo o poderio colonizador. Depois, ela enfrentou os portugueses usando folhas de cansanção, típicas da região, que em contato com a pele dão a sensação de queimação. Essa ação resultou numa queda significativa do número de soldados da tropa portuguesa. Em julho de 2018, Maria Felipa foi declarada Heroína da Pátria Brasileira pela Lei Federal nº 13.697, tendo o seu nome inscrito no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria" que se encontra no "Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves", situado em Brasília.



Comments


© 2022. Orgulhosamente criado por Real Digital Publisher Ltda.

zap
21 96676-1204
bottom of page