Na ginástica, a força para seguir adiante
- Dígrafo Editorial
- 13 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

Longe dos celulares e dos tablets, dezenas de crianças têm um encontro marcado, a cada quinzena, com a terra e a natureza. Elas participam do projeto Hortinha, uma iniciativa de moradores do Condomínio Tijolinho e frequentadores da Praça Darcy Pereira surgida a partir de conversas, de bate-papos e da vontade de ampliar os espaços de convivência e o sentimento de coletividade com todas as crianças, como esclarece Tadeu Lemos, um dos idealizadores.
“Temos uma oficina de sementes que ensina as crianças a plantarem e a fazerem suas próprias sementeiras em casa, usando rolos de papel higiênico. Elas misturam a terra, caçam minhocas, plantam as mudas e regam a hortinha todos os dias”.
Cuidar da horta é uma responsabilidade de todos. Por isso, os pais organizam um rodízio para regar as plantas. “Em um dos últimos encontros”, recorda-se, “as crianças aprenderam a técnica da frotagem com folhas e giz de cera, sendo estimuladas a perceberem as formas e as texturas das folhas das árvores existentes na praça”.
As reuniões quinzenais acontecem aos domingos, a partir das 9h30. O primeiro encontro foi no dia 7 de novembro do ano passado. “Nesse dia, reunimos mais de 20 crianças que, sempre sob orientação do biólogo Bruno Capilé, conversaram sobre a horta e os cuidados necessários para seu crescimento”, relata Tadeu Lemos.
Morador do Condomínio Tijolinho, Rodrigo Telles e sua filha Amora, de 6 anos, também participam dos encontros. “As atividades são combinadas em um grupo do whatsapp. Cada um leva o material solicitado e o que puder a mais, de forma que aqueles que forem chegando também possam participar”, finaliza ele, ressaltando a importante parceria do Coletivo Filhos do Joana, um grupo de moradores do Andaraí focados na valorização e preservação da história do bairro.
Commentaires