Manifestação marca a celebração dos 174 anos do Andaraí
- Dígrafo Editorial
- 3 de jan. de 2022
- 1 min de leitura

O Lançamento de livro, exposição de fotos, teatro infantil e coleta de assinaturas para oficialização do 21 de setembro como data institucional de aniversário do bairro. Esta foi a agenda comemorativa dos 174 anos do Andaraí promovida pelo Coletivo Filhos do Joana, grupo de pessoas unidas pela valorização e preservação da memória e da história do bairro.
A programação começou no Bar Santo Remédio, no dia 15 de outubro, com o lançamento do livro ‘Poetrix e Poemas Avulsos’, do escritor e professor Fábio Carvalho, autor de ‘pequenos escritos para um ANDARAHY GRANDE’.
Ocupação no Tijolinho
No dia seguinte, no Con-domínio, foi a vez da criançada se divertir com a peça ‘Professor Lemos & Dona Lenda’. Já para o público adulto, a exposição de fotos ‘Andarahy 174 anos’ contou um pouco da história da localidade.
Ex-presidente da antiga Associação de Moradores do Andaraí (Amaray), nos anos 80, o historiador Marcelo Lemos comenta a atividade realizada: “Qualquer manifestação na rua é importante. Quando a gente faz uma exposição que reativa a memória, chama o morador do Andaraí ao diálogo, rememora lutas passadas e discute a possibilidade de construir lutas futuras”, explica ele, lembrando ainda que, neste momento, as atenções estão voltadas para a oficialização do 21 de setembro como data de aniversário do Andaraí junto ao município do Rio de Janeiro. Daí a importância do abaixo-assinado para fortalecer o projeto que aguarda votação na Câmara dos Vereadores.
(PL 540/2021).
Comentarios